Verão
22/10/2011

O Brasil é um país tropical. Conviver com o sol não é algo restrito ao verão, já que em grande parte do nosso país o clima quente e ensolarado está presente na maioria dos dias do ano. Não há dúvidas de que os dias claros nos deixam mais alegres e dispostos, mas a proteção da pele não pode ficar de lado. Ir à praia ou à piscina, praticar esportes ao ar livre ou mesmo caminhar pela rua são momentos de exposição ao sol e exigem cuidados extras com a saúde da sua pele.

Para não prejudicar a saúde da sua pele e conviver sem prejuízos com a exposição ao sol, preste atenção em algumas dicas importantes:


Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os riscos da exposição prolongada são o envelhecimento cutâneo precoce e, o mais sério, o câncer da pele.  Os grupos de maior risco de desenvolver a doença são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas. Para se prevenir adequadamente é necessário tomar um conjunto de precauções. Leia com atenção:

USE O PROTETOR SOLAR

São substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

Como aplicar o filtro solar?
O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, recomenda-se dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 30. É importante que se espalhe de forma uniforme por todo a pele exposta ao sol.

ATENÇÃO AO HORÁRIO DE EXPOSIÇÃO

Evite os horários entre 10h e 16h! Este é o pior período para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetor solar, chapéu, roupas e barracas.

O que é radiação ultravioleta?
A radiação Ultravioleta ( UV ) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele. A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra).

Veja o índice de radiação ultravioleta na sua região neste momento!

USE CHAPÉU, ÓCULOS ESCUROS E ROUPAS ADEQUADAS

As roupas podem proporcionar um barreira contra a radiação ultravioleta. Para a prática de esportes ao ar livre ou aquáticos, para situações que dificultem a reaplicação do filtro solar ou no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol. Os tecidos de algodão, mais indicados nesta época, são no entanto os que dão menor proteção. O poliéster é o que dá maior proteção e pode ser usado por esportistas aquáticos (surfistas e windsurfistas, por exemplo).

PROCURE A SOMBRA

É importante que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Na ausência de barracas adequadas para usar na praia, procure um local com sombra. É a melhor opção!

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Se a pele estiver ressecada, é sinal que o corpo pede água. Mas outros fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, como vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco. Assim, além de beber bastante água, para evitar o ressecamento da pele é preciso usar pouco sabonete, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados, sem muito perfume.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados