Unhas perigosas
17/06/2013

Recente, um estudo dermatológico publicado em uma importante revista de dermatologia mundial e destacado em vários jornais esta semana, aponta o risco de desenvolvimento de câncer de pele em quem aplica unhas artificiais. Isso acontece porque, em uma das etapas da fixação da unha postiça, há a aplicação de um gel de acrilamida para fazer a fixação desta prótese em cima da unha original. Esse processo requer a exposição a uma fonte de radiação ultravioleta que pode causar câncer. O racional do surgimento do câncer de pele neste caso é similar àquele relacionado com as câmaras de bronzeamento hoje proibidas em todo o território nacional. Essas luzes especiais também são usadas para endurecer próteses dentárias e também podem facilitar o surgimento do herpes labial em quem é portador desse tipo de infecção.

Esse processo requer a exposição a uma fonte de radiação ultravioleta que pode causar câncer.

Um outro ponto relacionado com unhas postiças é na possibilidade de servirem de abrigo para fungos e bactérias que causam doenças. Ficou famoso o caso de um hospital norte-americano onde muitos recém-nascidos faleceram nas primeiras semanas de vida de uma infecção bacteriana grave. A fonte eram as unhas postiças de uma enfermeira que trabalhava no berçário e que, sem querer, infectou várias crianças ao manuseá-las.

Portanto, ao caprichar nas unhas novas tenha cuidado! De cuidados aparentemente inocentes e seguros como preparar as unhas pode surgir uma complicação inesperada.

 

Omar Lupi
Diretor Centífico do IPP

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados