Protetor Solar: quando, quanto e como aplicar?
22/10/2011

por Thais Sakuma

A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Os raios ultravioleta B (UVB) são responsáveis pelas queimaduras solares e também predispõem ao câncer de pele a longo prazo. Já os raios ultravioleta A (UVA) danificam as fibras colágenas e elásticas da pele, causando o seu envelhecimento prematuro[1]. Sendo assim, para ajudar a proteger a nossa pele, o químico Franz Greiter, inventou o filtro solar em 1938. Entretanto, 73 anos depois, ainda existem algumas dúvidas, as quais vêm sido esclarecidas pouco a pouco através de diversos estudos científicos.

Quando aplicar?

O Filtro solar deve ser aplicado diariamente, faça sol ou chuva, seja verão ou inverno.

Quanto aplicar?

Estudos demonstram que a maioria das pessoas aplicam apenas 20-60% da quantia necessária para atingir o fator de proteção solar (FPS) escrito na embalagem. Sendo assim, foi proposto pelo Dr Scheneider[2], dermatologista da Califórnia, a regra da “colher de chá”, que supre esta quantia (2m/cm2) para o adulto médio. É bastante simples:

É muito mais produto do que imaginamos!!! E atenção: o uso de quantidade menor que esta decresce o FPS de forma não linear. Por exemplo, se o teu dermatologista te prescreveu um protetor FPS 25, e você aplicar apenas metade da quantia recomendada, você estará com uma proteção equivalente a um FPS de apenas 7!!!

Como aplicar?

A agência de proteção ambiental americana recomenda um fator de proteção solar de no mínimo 15 (FPS 15), mas um FPS maior deve ser considerado em dias de alto índice UV ou atividades ao ar livre.

Para uma boa proteção, recomenda-se aplicação 30 minutos antes da exposição solar e reaplicação a cada 2-3 horas, esta com finalidade de compensar aplicação inicial menor que a recomendada ou após natação, lavar o rosto, transpiração etc.[3]

Lembramos que o protetor solar é apenas uma das armas contra a radiação UV. Outras medidas simples também são importantes:

> Evite os horários entre 10h e 16h
> Procure a sombra
> Proteja-se também com chapéu de aba larga, roupas, barracas
> Use óculos escuro com proteção UV


Thais Sakuma

Dra. Thais Sakuma

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Pesquisadora Associada da Universidade da Califórnia, São Francisco.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados