Pesquisa aponta que envelhecimento de células-tronco causa calvície
03/03/2016

Uma pesquisa da Universidade Médica e Odontológica de Tóquio identificou que o grande culpado da calvície é o desgaste progressivo de células-tronco.

A boa notícia para você que já pode ter gastado muito dinheiro com as soluções apesentadas para esse problema até hoje é que o resultado deste estudo pode ajudar na criação de novos e mais eficientes métodos contra a temida queda de cabelo.

Publicado em 4 de fevereiro na revista Science, o estudo aponta que as células-tronco do couro cabeludo tem um ciclo de vida diferente das demais espalhadas no corpo humano: após um longo período de produção de fios, elas envelhecem e não conseguem mais se renovar, fazendo com que os fios deixem de ser produzidos.

Lembrando que as células-tronco são capazes de se transformar em diversos outros tipos de célula, e podem ser programadas pela ciência para cumprir papéis necessários para o funcionamento do homem.

Em resumo, os especialistas acompanharam o envelhecimento das células-tronco de um camundongo  e perceberam que, com o passar do tempo, erdem sua versatilidade e se transportam para a camada externa da pele. Lá, acabam produzindo queratina e, finalmente, se desfazem na superfície epitelial.

Ao testarem com humanos, os especialistas identificaram que as amostras de pessoas com mais de 55 anos-justamente o período onde a calvície “ataca” a maior parte das pessoas- apresentavam baixos níveis de Colágeno 17A1.

 Fonte: O Tempo

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados