O Brasil se reaproxima do Cilad
05/11/2013

Durante muitos anos, e já em sua fundação, o Brasil esteve ativamente presente no CILAD. Destacados especialistas brasileiros tiveram papel fundamental no crescimento e, após, na consolidação da instituição como uma das mais respeitadas da especialidade em todo o mundo. Seu primeiro presidente, aliás, foi o dermatologista brasileiro João de Aguiar Pupo, que também presidiu o primeiro congresso da instituição, em 1950, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Além dele, outros três brasileiros estiveram a frente do Cilad: Antar Padilha Gonçalves, Sebastião Sampaio e Rubem David Azulay.

Apesar dessa estreita ligação histórica entre Brasil e Cilad, hoje o país tem representatividade bem menor, além de não receber o Congresso, principal evento organizado pelo Colégio, há 31 anos. Mas esse hiato será encerrado em novembro de 2014, quando a cidade do Rio de Janeiro, recordando a primeira edição do Congresso Iberolatinoamericano de Dermatologia, voltará a receber o evento. Será o Cilad Rio 2014, pelo qual os dermatologistas brasileiros já aguardam ansiosos.

A tônica do Cilad Rio 2014 será a integração. Primeiro dos mais de 20 países participantes entre si, depois dos dermatologistas brasileiros à instituição. Por isso, o congresso será 100% bilíngue (português e espanhol), garantindo que todos tenham facilidade de entender o conteúdo moderno e extremamente abrangente que será apresentado. Além disso, a Comissão Organizadora fez questão de adequar suas normas às que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) utiliza em seus congressos anuais, conforme explica a dr. Denise Steiner, Presidente da entidade e Secretária-Geral do Cilad Rio 2014:

– O Cilad irá seguir estritamente a política de inscrições que praticamos na SBD, restringindo a participação de membros da SBD e do Cilad e abrindo espaço para a presença de apenas 5% de não sócios.

Para o dr. Gabriel Gontijo, Vice-Presidente da SBD, o evento também é importante para a internacionalização da dermatologia brasileira. Estará presente grande número de estrangeiros, aproximadamente 3.500, além dos 350 que atuarão como coordenadores de atividades.

Outra iniciativa conjunta da SBD e da Comissão Organizadora do Cilad Rio 2014 demonstra essa vontade de reaproximação. Será oferecida gratuitamente aos sócios da SBD inscritos no evento a anuidade 2014 do Cilad. A medida é uma forma de incentivar a participação dos brasileiros na instituição resgatando essa ligação histórica e tornando-a condizente com a grandeza dermatologia brasileira.

Acesse o site do CILAD Rio 2014 para ver programação, palestrantes e muito mais.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados