Lançamento do livro Dermatologia Fundamental
17/05/2013

Lançamento do livro com presença do Prof. Machado, professor titular de dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC, Prof. Murilo Drummond do Hospital Naval Marcilio Dias (dois primeiros da esq. para a dir.), doutor Omar Lupi e família e dra. Manuela Boleira (sentada).

Dermatologia é uma especialidade médica fascinante que requer enorme ex­periência e anos de treinamento para ser bem executada, possibilitando o desenvolvimento do que podemos chamar de “olho clínico”, característica que deve ser adquirida por todos os médicos durante a sua formação.

Na nossa prática docente – a Dermatologia –, identificamos alguns pontos críti­cos que, em um primeiro momento, podem confundir a escolha do aluno por essa especialidade. Por exemplo, a noção equivocada e preconceituosa de que “as lesões de pele são todas iguais”. Se ultrapassarmos essa barreira, a Dermatologia poderá ser desfrutada como ela merece.

Dados da Associação Médica Brasileira atestam que mais de 90% dos pacientes com tosse produtiva são avaliados com exame radiográfico de tórax. Entre os que apresentam dor precordial, mais de 92% passam pela avaliação eletrocardiográfica, e entre aqueles com dor epigástrica, cerca de 70% são submetidos à endoscopia digestiva alta em algum momento da avaliação do quadro.

No entanto, das lesões de pele presentes no exame dermatológico, apenas 5% são biopsiadas para se obter o diagnóstico. Portanto, 95% das vezes, o diagnóstico na Dermatologia é clínico. Esses dados claramente afetam outra noção equivocadas a Dermatologia não é parte da clínica médica e não se enquadra em uma categoria especial. Na verdade, é exatamente o oposto. Como poucos conhecem a especiali­dade a fundo e ela requer dotes clínicos diferenciados, é mais fácil rotulá-la do que procurar compreendê-la.

Acervo fotográfico riquíssimo, infográficos desenvolvidos de forma didática, com o intuito de facilitar o estudo, código QR com apresentação da obra feita pelo próprio autor, aulas on-line em formato de slides com informações suplementares e, em breve, videoaulas.

Porém, fique tranquilo. As noções básicas de Dermatologia são de fácil compre­ensão se bem explicadas. Procuramos fazer isso com todo o empenho nesta obra, na qual utilizamos um rico material fotográfico, infográfico e tabelar, além de um texto ágil, atualizado e de fácil entendimento. Os assuntos tratados englobam toda a Dermatologia fundamental, que deve ser abordada durante um bom curso de gra­duação em Medicina. Tópicos de particular interesse ou que requerem uma atenção especial são tratados em boxes de destaque ao lado do texto principal, tornando esta obra um instrumento útil para médicos de todas as especialidades, clínicos e pediatras, além de, claro, os estudantes de Medicina.

Uma atenção especial foi dada ao material suplementar que acompanha o livro na concepção moderna de realidade ampliada, ou seja, o livro em si já é uma obra completa mas encontra seu escopo máximo com este material suplementar em que mais fotografias são apresentadas, vídeos educativos estão disponibilizados e vários assuntos recebem textos complementares. O e-book pode ser facilmente acessado e contém apresentações adicionais dos te­mas abordados na obra impressa, que utilizamos na nossa prática docente diária. Incluímos ainda, uma quantidade maior de fotografias de cada doença tratada por aula, visto que não seria possível incluir integralmente no texto. Possibilitamos, deste modo, uma análise maior e mais detalhada com aulas extras que ampliam o escopo do texto da obra principal.

Acreditamos ter escrito uma obra de grande valor científico, imbuídos do espíri­to do que podemos denominar “Escola Brasileira de Dermatologia”, uma realidade mundial. Esperamos que este livro venha a se tornar referência no ensino de tão fascinante especialidade.

Omar Lupi e Manuela Boleira

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados