Envelhecimento da população é um dos desafios do sistema de saúde do Brasil
16/07/2014

O sistema brasileiro de saúde enfrenta muitos desafios, mas um dos maiores obstáculos é lidar com o envelhecimento da população. A opinião é de André Médici, especialista em desenvolvimento social e autor do blog Monitor de Saúde. Durante o Fórum Estadão sobre saúde, realizado pelo Grupo Estado em parceria com o Insper, Médici afirmou que a eficiência no gasto com saúde no Brasil é muito baixa, com o País figurando em 48º lugar em uma pesquisa internacional que avaliou esse tópico.

—Em 2002, 59% da população aprovavam as políticas de saúde pública. Em 2014, esse índice caiu para 14%. Existe uma percepção muito grande de que o SUS está piorando. São problemas como demora no atendimento, falta de equipamentos e medicamentos, falta de médicos e profissionais de saúde”, comentou durante o painel “Avanços no sistema público e os desafios dos próximos anos.

Outro participante do debate, Gonzalo Vecina Neto, representante do Hospital Sírio Libanês, afirmou que é essencial integrar as três esferas de governo.

— São Paulo nunca terá uma saúde melhor sem coordenação entre Estado e município, que controlam cada um praticamente a metade dos equipamentos de saúde na capital.

Ele também apontou a necessidade de maior interligação com a saúde privada, já que quase 30% dos brasileiros possuem assistência médica particular.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados