Chegou o livro “Doutor, eu tenho pintas”, mais um aliado na luta contra o câncer de pele
25/03/2013

[Omar Lupi]

Pintas, ou sinais, estão entre as doenças de pele mais comuns. Algumas delas podem se transformar em um câncer de pele potencialmente agressivo conhecido como melanoma. Seu reconhecimento precoce pode ser facilitado com a ampla divulgação da regra do ABCD e o estímulo ao autoexame da pele da mesma forma que se estimula hoje o autoexame da mama nas mulheres.

Há dez anos lançamos o livro-texto “Câncer da Pele”, que permanece até hoje como uma referência na língua portuguesa no treinamento de dermatologistas em todo o Brasil. A questão que sempre me preocupou é que esta informação pouco chega à população e o benefício prático no dia a dia das pessoas acaba sendo discreto. Por isso, durante meu período como presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2009/2010) implementamos o Tour de Prevenção ao Câncer da Pele que hoje cruza o Brasil anualmente, oferecendo atendimento gratuito e orientação na prevenção da doença. É uma atividade voluntária e não-remunerada que dermatologistas de todo o país fazem pelo bem estar da população.

O Instituto Protetores da Pele (IPP) tem, no entanto, uma missão importante neste processo. Sua vocação para disseminar informação médica de uma forma ética e atualizada, com uma linguagem leve e agradável, pode auxiliar na prevenção desta moléstia.

Saiba mais sobre a série DOUTOR, EU TENHO >>>

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados