Uso de protetor solar não prejudica a produção de vitamina D
13/06/2018

A importância de utilizar protetor solar diariamente já está mais do que comprovada: ele ajuda a prevenir câncer de pele, fotoenvelhecimento e manchas. Mas muitas vezes surge a dúvida se o uso do protetor pode prejudicar a produção de vitamina D pelo organismo. Será?

Por que a vitamina D é tão importante?

Essa substância é essencial para o bom funcionamento do corpo, pois ajuda a melhorar o sistema imunológico, equilibra a produção de hormônios, contribui para a saúde dos ossos, além de muitos outros benefícios. Também é comum ouvir que a falta de sol pode deixar as pessoas tristes e desanimadas, certo? Isso ocorre porque a ausência de vitamina D está associada a variações de humor.

Um estudo promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com 95 participantes identificou que o uso de protetores e bloqueadores solares e a exposição leve ao sol não afetam a capacidade de síntese da vitamina D. Essa síntese depende de doses muito baixas de UVB, mesmo através de roupas e couro cabeludo. Por isso, não é necessário deixar de passar a proteção solar.

Medidas de proteção contra os efeitos do sol:

– Evitar a exposição entre 10h e 16h

– Reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou menos, em caso de atividades ao ar livre

– Usar chapéus e óculos de sol

– Usar protetor solar contra radiação UVA e UVB e com FPS 30, no mínimo

 

Fontes: Estadão – Portal do Estado de S. Paulo e SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados