Todo protetor solar é igual? Veja mitos sobre envelhecimento da pele
20/09/2017

A pele reveste todo o nosso corpo atuando com uma eficaz barreira de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos e fatores ambientais, como o sol. Mas sempre surgem algumas dúvidas na hora de cuidar da pele: qual é o creme certo para cada pessoa, qual fator de proteção usar etc. Por isso, a coordenadora do Departamento de Dermatologia Geriátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Silvia Marcondes Pereira, explica os mitos e verdades sobre o envelhecimento da pele.

O tipo de pele interfere no processo de envelhecimento. VERDADE 

De acordo com a dermatologista, alguns tipos de pele são mais propensos, como é o caso da cútis clara e seca. Já as peles negra e a oriental têm menor tendência, assim como a pele oleosa.

O uso de cremes noturnos pode fazer mal por não deixar a pele respirar.VERDADE

— Apenas se forem usados cremes muito oleosos com a capacidade de obstruir os poros e que, portanto, devem ser evitados.

Os cremes anti-idade devem ser usados a partir dos 25 anos. VERDADE

A especialista explica que o sol que tomamos na infância e na adolescência também contribuem para o envelhecimento.

— A partir dos 20 anos, pode haver sinais de envelhecimento se a proteção solar não foi adequada. Cremes adequados para essa faixa etária devem ser usados para amenizar a progressão do envelhecimento.

Todos os FPS (fator de proteção solar) acima de 15 têm o mesmo efeito de proteção solar. MITO

Os FPS mais altos têm efeito mais intenso, no que diz respeito à proteção solar, afirma Silvia.

— Pessoas em tratamento cutâneo, que usam ácidos ou com pele sensível, como idosos e crianças, devem utilizar protetores com fatores mais altos. Estudos apontam que o FPS 15 é seguro e indicado para utilização diária, pois, já é o suficiente para evitar os efeitos prejudiciais do sol.

Passar hidratantes após exposição ao sol evita o envelhecimento da pele. MITO

— Você passou o dia inteiro no sol e ao chegar em casa passa um hidratante para evitar o envelhecimento. Essa ação não vai impedir que apareçam rugas na sua pele. O creme tem a função, apenas, de combater o ressecamento. Use sempre protetor solar

Preciso ter uma coleção de cremes para pele. MITO

A dermatologista explica que não é preciso ter uma lista imensa de produtos para retardar o envelhecimento da pele.

— Se escolher o produto certo, que combina com seu tipo de pele, já está cuidando do seu rosto de maneira adequada. É importante que você tenha um creme para o dia, com protetor solar, e um creme para a noite

A poluição eletromagnética modifica muitos fatores na pele. VERDADE

A especialista ressalta que não é possível enxergar as ondas eletromagnéticas, mas convivemos com elas o tempo todo, por isso, estamos sempre expostos a esse tipo de poluição.

— Como a pele é nossa primeira barreira de proteção, ela pode ser afetada. Essas ondas induzem ao estresse oxidativo celular, o que causa danos em componentes das células, além de danos ao DNA, alterações no processo de regeneração celular e envelhecimento. Tudo isso irá afetar a estrutura e aparência da pele.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados