Ter mais que esse número de pintas no braço indica alto risco de câncer de pele
18/12/2015

Olhe para seu braço direito e conte quantas pintas há nele. O resultado pode indicar se você tem ou não mais risco de ter câncer de pele. Quem diz é um novo estudo britânico. Entenda a relação entre essas marcas e suas chances de desenvolver a doença a seguir.

Um estudo realizado pelo King’s College London e publicado no British Journal of Dermatology avaliou um grupo de mais de 3.000 mulheres gêmeas por um período de oito anos. Além de realizar a contagem de pintas em diferentes partes do corpo, os responsáveis pelo estudo colheram informações como tipo de pele e presença de sardas. Em seguida, eles fizeram o mesmo teste com um grupo de 400 homens e mulheres com melanoma.

Ao final foi descoberto que as mulheres que tinham 7 pintas ou mais no braço direito tinham grandes chances (9 vezes maior que mulheres com número menor de pintas no local) de ter mais de 50 pintas no corpo. Já as mulheres com mais de 11 pintas no braço tinham grande probabilidade de ter mais de 100 dessas marquinhas no corpo. Ter mais de 100 pintas no corpo significa ter risco maior para desenvolver câncer de pele, pois de 20% a 40% dos melanomas se originam de sinais pré-existentes.

Pintas no braço: como contar

Para saber se você tem mais ou menos de 11 pintas no braço considere apenas aquelas que forem circulares, uniformes e de tonalidade marrom escura. Ignore sardas, que costumam ser um pouco mais claras e ter bordas irregulares. Caso sua contagem de maior ou igual a 11, consulte um dermatologista.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados