Sociedade Brasileira de Dermatologia emite nota esclarecendo sobre o uso do ácido hialurônico
15/01/2016

No último dia 13, a Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu uma nota com o objetivo de esclarecer a população sobre o uso e realização de procedimentos estéticos realizados com ácido hialurônico. Confira o comunicado na íntegra abaixo:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem a público fortalecer a nota da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e esclarecer a população que o preenchimento com ácido hialurônico é seguro, desde que realizado por médico capacitado e habilitado a executá-lo.

Infelizmente, no nosso país, a população tem sido vítima de complicações graves de procedimentos estéticos realizados por médicos não especialistas e, absurdamente, até por não médicos.

A SBD reforça a importância de a população certificar se o profissional escolhido para realizar um procedimento estético é médico, é especialista capacitado, membro de uma sociedade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Aproveitamos para esclarecer que medicina estética não é uma especialidade médica e não é reconhecida por esses órgãos, sendo exercida e divulgada de forma ilegal.

Ilegal também é o médico que se diz e divulga ser especialista, sem o devido RQE (Registro de Qualificação de Especialidade), obtido após o registro de o Título de Especialista pelo Conselho Regional de cada estado.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é a única sociedade de dermatologistas reconhecida, tanto pela AMB quanto pelo CFM, e luta para que os órgãos responsáveis reconheçam a gravidade das consequências do exercício ilegal das profissões, com indivíduos que praticam atos que deveriam ser exclusivamente realizados por médicos e especialistas.

A Diretoria Executiva da SBD também aproveita para enviar as sinceras condolências à família enlutada pelo falecimento da paciente que motivou esta nota.

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2016.

 

Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados