Psoríase: entenda e se cuide
08/12/2011

por Fabrício Lamy

A psoríase é uma doença inflamatória auto-imune, não contagiosa, que atinge até 3% da população mundial e se caracteriza pela multiplicação acelerada dos queratinócitos (as células da pele) que chegam à superfície ainda imaturas. Ela causa vermelhidão, descamação e, em alguns casos, coceira. O diagnóstico é feito por exame clínico, mas o dermatologista pode solicitar uma biópsia para a sua confirmação.

Os locais em que mais se observam lesões são os cotovelos, joelhos e o couro cabeludo, sendo muito raro ocorrer na face. Em alguns casos as lesões avermelhadas e descamativas podem ocorrer em muitas áreas, podendo atingir inclusive todo o corpo. Além da pele, as articulações (juntas) também podem ser afetadas, causando dor e dificuldade de movimentação da pessoa, o que pode comprometer ainda mais a qualidade de vida dos pacientes.

O mais importante para os pacientes é descobrir precocemente o diagnóstico para que os tratamentos possam ser iniciados de forma correta, pois serão mais efetivos e evitarão a evolução da doença para formas mais extensas, desagradáveis ou com comprometimento das articulações.

Fabrício Lamy

Dr. Fabrício Lamy

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Professor de Dermatologia do Instituto de Pos-Graduação Medica Carlos Chagas/ Serviço de Dermatologia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados