Mutirão médico promovido pela SBD realiza centenas de atendimentos em Goiás, no combate ao Xeroderma Pigmentoso
30/10/2015

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem atuando de maneira forte e moderna em várias frentes. É importante destacar a recente ação da SBD na cidade de Araras que serviu para consolidar a criação de um grupo médico de apoio permanente para tratar os pacientes (Grape-SBD), específico para o Xeroderma Pigmentoso no estado de Goiás. Esta doença de pele debilitante faz com que os pacientes passem a desenvolver com muita facilidade múltiplos cânceres de pele; além disto, é geneticamente passada de uma geração a outra.

O Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, encarregado de promover a prevenção ao Câncer de Pele dentro da SBD, está engajado nesta campanha juntamente com a diretoria da SBD. Com o intuito de fazer uma ação efetiva foram levados pela equipe 65 kits de coleta de saliva para pesquisas genéticas que serão estudadas no Laboratório de Reparo de DNA, do Departamento de Microbiologia da USP.

Fantástica e arrojada atuação da SBD, visto que reuniu em uma única ação as questões sociais e humanitárias tão caras ao IPP,  e também o suporte para o background científico que sempre moveu os dermatologistas brasileiros. Mais ainda, promoveu a integração entre o Departamento de Oncologia Cutânea e uma grande universidade brasileira no que, no jargão técnico das universidades e órgãos de fomento à pesquisa, é chamado de Projeto de Extensão Transversal e Multidisciplinar, que visa auxiliar a população carente.

Este talvez seja o exemplo recente mais bem acabado de como podemos fazer ciência, atuação institucional e ação humanitária de forma coordenada e em prol da população. Isto é o que dá combustível para mais 100 anos para a SBD! Que esta seja uma ação contínua, ampliada com o tempo e que possa ocorrer com muitos outros parceiros. Estão de parabéns o Dr. Gabriel Gontijo, presidente da SBD e o Dr. Reinaldo Tovo, Coordenador do Departamento de Oncologia  Cutânea da SBD, além de toda a equipe de dermatologistas que atuou na cidade de Araras, por esta ação fantástica.

Dr. Omar Lupi – diretor científico do Instituto Protetores da Pele

 

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados