Fuja dos sete piores erros no cuidado diário da pele
11/07/2012

Pode parecer bobagem, mas no dia a dia, ações simples como deixar de passar protetor solar ou dormir de maquiagem podem ser perigosas para a saúde da pele, já que, além do envelhecimento precoce, provocam alergias e outros danos mais graves à cútis. Se você é do tipo que dá pouca atenção à rotina de higiene e hidratação diária, fique atenta aos sete erros comuns e descubra os danos que eles podem causar à pele.

Usar produtos incompatíveis com seu tipo de pele
Ao desconsiderar as características e diferenças existentes na cútis, muitas mulheres usam produtos inadequados que favorecem o envelhecimento da pele. Além disso, Vanessa Penteado, dermatologista, diz que este descuido favorece o surgimento de manchas, o ressecamento da pele, a oleosidade excessiva e a formação de cravos e espinhas.

Não usar protetor solar no inverno
Ao contrário do que muita gente imagina, o filtro solar não deve ser abandonado no inverno, pois os raios ultravioleta – principais causadores dos cânceres e de queimaduras solares – conseguem ultrapassar a barreira das nuvens mesmo nos dias mais frios e nublados. “A radiação está presente em qualquer estação do ano e pode causar rugas, flacidez e o ressecamento, mesmo em dias cinzentos”, ressalta Vanessa.

Dormir sem remover a maquiagem
Tirar a maquiagem do rosto costuma ser uma tarefa difícil e, por isso, é considerada chata por muitas mulheres. Por esse motivo, não são poucas que cometem o erro de dormir com make ou removê-la apenas com água e sabão, deixando resíduos, principalmente nos olhos. “Independentemente do cansaço, é importante seguir à risca uma rotina de limpeza e utilizar demaquilante, assim a pele pode respirar evitando o entupimento dos poros, a formação de cravos e até da acne”, explica a dermatologista.

Recorrer a produtos da moda
Render-se aos constantes lançamentos de cosméticos – nem sempre confiáveis – pode resultar numa grande armadilha para a pele. “Ávidas por novidade, as consumidoras de lançamentos, muitas vezes, não sabem as indicações e tampouco os riscos de determinados produtos. Por isso, têm grandes chances de sofrer consequências como alergias e manchas na pele”, alerta Alexandre Y. Okubo, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).

Limpar a pele em excesso
Enquanto algumas mulheres deixam a limpeza da pele para depois, outras se esforçam em limpá-la demais, outro erro comum. Usar diariamente sabonetes com alto poder detergente resseca a cútis, deixando-a ainda mais sensível. “Para evitar lesões, o ideal é optar por produtos específicos, menos abrasivos, para a higiene de seu tipo de pele”, indica Alexandre.

Deixar de hidratar a pele oleosa
A hidratação da pele oleosa é frequentemente deixada de lado por mulheres que têm medo da acne e da formação de cravos, quando na verdade, o ideal é mantê-la hidratada com produtos específicos. “Muita gente não hidrata a cútis porque não sabe que a oleosidade está relacionada à produção de sebo na pele e não à hidratação”, explica Alexandre. Portanto, hidratantes estão liberados, mas use somente os indicados para a pele oleosa.

Usar antirrugas para eliminar rugas pré-existentes
Com muita frequência, cremes anti-idade são usados para eliminar marcas de expressão. O que muita gente não sabe é que eles apenas ajudam na hidratação da pele. “Apesar das muitas promessas, tais cremes são ótimos para a prevenção, mas depois que as rugas aparecem, eles não dão mais resultados e a solução é recorrer aos tratamentos como peelings ou lasers”, explica Vanessa.

Fonte: Terra Notícias

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados