Aproveite o verão, mas não deixe de fazer escolhas saudáveis: veja algumas dicas de cuidado com a pele
12/01/2018

Praticar atividades físicas ao ar livre é importante, mesmo para quem acha que não está em sua melhor forma. A praia, por exemplo, é um lugar democrático onde todos podem aproveitar o sol, o mar e o espaço para relaxar e se divertir. Entregue-se ao verão, mas faça sempre as escolhas mais saudáveis, já que a estação é propicia a isso.

Nossa pele

Evite a exposição solar entre 10 horas e 16 horas. O chapéu deve ter uma aba grande e cobrir a orelha. Os bonés são bons, mas não oferecem toda a proteção. Nos cabelos, use leave-in antes de ir à praia ou piscina. O leave-in é um protetor que age como um filme contra o sol e a água do mar. O uso dos óculos de sol está indicado até para as crianças. Sobre o guarda-sol, prefira os de tecido mais grosso, são esses que protegem. Filtro solar: não tem desculpa para não usar. Há diversas opções, inclusive em spray, que deve ser aplicado no corpo seco e não lambuza. Nunca passe com o corpo molhado, pois pode diminuir o filtro e perder a eficiência. Lembre que o filtro do rosto não deve ser o mesmo do corpo. Crianças precisam usar filtro específico para elas e ele deve ser reaplicado a cada duas horas. Roupas com proteção solar estão indicadas principalmente para quem faz atividade física. Dias nublados e de muito vento são perigosos, pois a pessoa não sente o sol. São nesses momentos que acontecem a maior parte das queimaduras. Água termal e chá de camomila ajudam a aliviar algumas queimaduras de sol.

O verão começou há pouco tempo,mas o calor já deu uma demonstração de que não vai faltar sol para ninguém. Proteja sua pele

Pés – As sandálias rasteirinhas e o tempo que a gente anda descalço, podem deixar o pé mais cascudo e o calcanhar ressecado. Cremes a base de ureia ajudam a recuperar a maciez. Aplique nos pés o creme e depois embrulhe com um filme plástico. No dia seguinte, dê uma lixada para tirar as partes mortas. Lave sempre os pés após voltar da praia, principalmente entre os dedos, pois há grande chance de contaminação, sobretudo em praias onde há circulação de animais.

Aproveite o clima – O calor diminui o apetite de algumas pessoas. Se este é o seu caso, aproveite para saciar a pouca fome com frutas, saladas, suchás e picolés de frutas.

Suchás (suco com chá) – Suchá é uma mistura de ervas e frutas. Primeiro escolha o chá, pode ser camomila, chá verde, capim cidreira, etc… Depois é só bater o chá no liquidificador com a fruta que desejar. Prefira sempre as frutas menos calóricas, frutas muito cítricas podem amargar o suchá, principalmente se ele for armazenado. Os suchás ajudam a desintoxicar e desincham, pois são menos calóricos que alguns sucos. Gengibre e canela têm ação termogênica. Hortelã e capim limão ajudam na digestão.

Bebidas refrescantes para o verão

Smoothie de Frutas Vermelhas – Ingredientes: 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas variadas (framboesa, amora, morango) congeladas, 4 amêndoas cruas sem casca e 150 ml de leite de arroz. Modo de fazer: junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Caso queira, pode coar.

Suco Verde – Ingredientes: ½ folha de couve, 1 maçã, 1 laranja, água de coco, 1 pedaço pequeno de gengibre. Modo de fazer: junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Suco Refrescante – Ingredientes: ½ fatia de melancia, ½ pera média, 1 colher de sopa de folhas de hortelã e meio copo de água. Modo de preparo: lave, corte e coloque as frutas no liquidificador. Bata tudo e está pronto!

Limonada com Maçã Verde – Ingredientes: suco de 2 limões, 3 xícaras de água, 1 maçã verde sem casca cortada em pedaços, 3 talos de capim limão picados, ¼ de xícara de açúcar e gelo. Modo de preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes por 2 minutos. Passe pela peneira. Passe para uma jarra ou distribua nos copos, com rodelas de limão e maçã picadinha. Sirva bem gelado.

Fonte: G1.

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