A quem você entrega a sua pele?
06/07/2012

[por Omar Lupi]

Neste dia 3 de julho, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO, publicou no Diário Oficial um acórdão, documento oficial de cunho regulatório, admitindo a execução pelos fisioterapeutas dermatofuncionais e normatizando diversos procedimentos ligados à pele: laser, luz intensa pulsada, radiofrequência, peeling e carboxiterapia. Embora o assunto ainda deva ser discutido com mais profundidade, a administração destes tratamentos por um fisioterapeuta dermatofuncional passa a ser reconhecida pelo órgão.

Carboxiterapia

E o que isso muda? Na verdade, sem a hipocrisia da parcialidade, pouco muda. Hoje, estes procedimentos são vendidos em atacado nos sites de compra coletiva. A população consome, lotando as clínicas de estética, atraídos pela facilidade do baixo custo e do resultado rápido. E, assim, banalizando o que é sério, mais e mais pessoas são iludidas por resultados distantes do que esperavam, ou pior, têm sua saúde prejudicada. Estes procedimentos possuem riscos variados, é verdade, mas a menor probabilidade de algo dar errado deve ser o suficiente para o íntimo questionamento por parte do paciente: quem está me tratando? Eu preciso deste tratamento? O que realmente pode ser feito por mim?

O médico dermatologista, profissional especializado na saúde da pele – e tão somente nesta área – tem formação vasta, forjada pelos seis anos de estudo na universidade, três de formação específica e uma concorrida prova para obtenção do título de especialista. Um ambiente favorável à execução destes procedimentos e aparelhos em bom estado não suprem a ausência do profissional adequado. São conhecidos casos trágicos em procedimentos cosmiátricos, como estes de que estamos falando, e, embora o risco do erro seja um fantasma sempre presente, existem formas de reduzir esta probabilidade. A primeira delas, e mais importante, é a conscientização da população, que tem e sempre terá o poder de escolha.

Compartilhe este post!

Post by admin

Posts Relacionados